ABACATE
Nome científico: Persea gratissima
Nomes Populares: Avocado, Abacate, Abacado, Abacateiro, Loiro-abacate, Louro-abacate, Pêra-abacate.
Descrição geral:
O Abacate Avocado é uma fruta menor do que nosso tradicional abacate, porém vem cada vez mais ganhando espaço nas prateleiras dos supermercados e no gosto dos brasileiros. As variedades mais difundidas são hass e fuerte, com casca mais dura, pouca água e rico em óleo. Original do México, a fruta é frequentemente confundida com a variedade tropical, que é a mais comum. O avocado começou a ser produzido no Brasil há 30 anos. Hoje, mais de três mil toneladas são exportadas por ano para a Europa.
O avocado tem de fato mais nutrientes e 10% menos calorias do que o abacate comum. Essa pequena fruta em forma de pêra possui alto teor de fibras, o dobro do potássio da banana, vitaminas B6, vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados, antioxidantes e gordura saudável. Resumindo, é uma bomba nutritiva!
Abiu Amarelo
Nome científico: Pouteria caimito
Nomes Populares: Abiu amarelo.
Descrição geral:
Nativo da Amazônia e pertencente à família das sapotáceas o Abiu é uma das frutas nativas mais cultivadas em pomares caseiros. É bastante popular pelo seu sabor bem adocicado e látex que gruda levemente os lábios. Seu formato varia bastante podendo ser arredondado ou então compridos e pontudos, sua casca é grossa e suas sementes são pretas e alongadas. Em plantas obtidas de sementes o tamanho dos frutos também varia bastante podendo ser pequenos e alguns bem maiores.
ABRUNHO
Nome científico: Prunus spinosa
Nomes Populares: Abrunho
Descrição geral:
Trata-se de uma baga pequena, menor que a ameixa e de cor azul negra. O sabor do abrunho é azedo nas variedades de abrunheiro silvestre e doce nos abrunheiros cultivados. No norte de Espanha, utiliza-se para a elaboração do pacharán. O fruto é facilmente confundido com o da ameixeira-de-damasco, Prunus insititia.
ACEROLA
Nome científico: Malpighia emarginata
Nomes Populares: Acerola, Aceroleira, Cereja-das-antilhas, Cereja-de-barbados.
Descrição geral:
A acerola ou aceroleira é um arbusto ou arvoreta, frutífera e ornamental, cultivada em regiões tropicais de todo o mundo, principalmente por seus frutos altamente nutritivos. Seu tronco é ramificado desde à base, a copa é densa e o porte é pequeno, geralmente entre 3 e 5 metros de altura. As folhas são simples, opostas, ovaladas a lanceoladas, pequenas, brilhantes e de cor verde-escura. As margens das folhas são inteiras ou onduladas e possuem pequenos pêlos, que podem provocar irritação na pele.
ACHACHAIRU
Nome científico: Garcinia humilis
Nomes Populares: Achachairu, chachairu, tatairu.
Tipo de cultivo: Prefere climas tropicais e subtropicais.
Descrição geral:
Originária da Bolívia, o achachairuzeiro (fruteira do achachairu) podem atingir de 10 à 20m de altura. Produz um fruto delicioso que é uma drupa com casca grossa, polpa branca e mede 5cm aproximadamente, com ponta na base de cor amarela. A propagação é feita por sementes.
ALEGRIA DOS PÁSSAROS
Nome científico: Elaeagnus umbellata
Nomes Populares: Gumi Fruit, Oliveira de Outono, Groselha silvestre Japonesa.
Descrição geral:
Nativa da Ásia, é muito comum no Japão, tal como a Acerola no Brasil. Porém ainda é pouco conhecida no Brasil. É muito produtiva e adora podas. Geralmente inicia a frutificação rapidamente de 6 a 14 meses após o plantio da muda.
É conhecida também como oliveira de Outono, devido a semelhança da cor e formato da folha com a espécie Oliveira
AMEIXA AMERICANA
Nome científico: Eriobotrya japonica
Nomes Populares: Nêspera, Nespereira, Ameixa-americana, Magnório, Ameixa-japonesa, Ameixa-do-Japão, Ameixa-do-pará, Ameixeira-japonesa, Magnório, Ameixeira-amarela.
Descrição geral:
A nespereira é uma árvore bastante interessante para pomares domésticos, pois além de ornamental e frutífera, ela é muito resistente as pragas e doenças, não exigindo a aplicação de defensivos químicos, ao contrário de outras frutíferas mais populares. A criançada adora subir nesta árvore e puxar os seus ramos para comer os frutos direto do pé. É também uma opção excelente para atrair a avifauna silvestre para o quintal. Sua copa cheia e folhas grandes conferem sombra e um visual bastante tropical ao jardim.
Uso Medicinal:
Indicações: Dores de garganta, Tonsilite, Gripes, Resfriados, Laringite, Diabetes, Doenças da pele, Diarréias.
AMORA
Nome científico: Morus spp
Nomes Populares: amora, amoreira, amora medicinal, amora miura
Descrição geral:
A amora miúra, também conhecida como amora branca (a mesma que alimenta o bicho-da-seda), possui efeitos comprovados pela sua concentração de substâncias benéficas ao organismo como sendo vinte duas vezes mais cálcio que o leite, além de conter potássio, magnésio, ferro, proteina, fibras, zinco e levedura.
AMORA DO CAMPO
Nome científico: Rubus brasiliensis Mart
Nomes Populares: amora branca ou amora-do-mato
Descrição geral:
Ocorrem nas matas ciliares de rios dos cerrados ou nas bordas de florestas úmidas de maior altitude, aparecendo ocasionalmente nos estados do Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul do Brasil.
AMORA PAQUISTANESA
Nome Científico: Morus macroura
Nomes Populares: Amora Paquistanesa, Amora do Paquistão, Amora Gigante.
Modo de Cultivo: O plantio deve ser feito em solo fértil e úmido, mas nunca encharcado. Deve ser plantada em sol pleno para auxiliar em seu desenvolvimento.
Descrição Geral:
É uma frutífera rara e exótica, nativa do Paquistão. Ainda pouco cultivada no Brasil, sendo que é cultivada apenas por colecionadores. Sua árvore pode atingir cerca de 8 metros de altura quando bem desenvolvida, sendo que suas folhas são largas, grandes e de beleza encantadora. Produz deliciosos frutos, que podem chegar até uma média de 10cm de comprimento, sendo que seu sabor é espetacular. Considerado por muitos, a variedade de amora mais doce que existe. Uma excelente variedade para se ter em seu pomar.
ARAÇÁ
Nome científico: Psidium cattleyanum
Nomes Populares: Araçá cagão, Araçá, Araçá-amarelo, Araçá-comum, Araçá-da-praia, Araçá-de-comer, Araçá-de-coroa, Araçá-do-campo, Araçá-rosa, Araçá-vermelho
Descrição geral:
O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul, na Mata Altlântica. Seu tronco é tortuoso e apresenta casca lisa, escamosa, na cor cinza a marrom avermelhada, com ramos pubescentes quando jovens. As folhas são opostas, coriáceas, glabras, simples, inteiras, com forma elíptica a oblonga, e 5 a 10 cm de comprimento. As flores são solitárias, axilares e brancas, com longos estames. O período de florescimento é longo, estendendo-se de junho a dezembro.
ARAÇÁ VERMELHO
Nome científico: Psidium cattleyanum var. purpureum
Nomes Populares: Araçá de coroa, Araçá do campo, Araçá rosa, Araçá vermelho.
Descrição geral:
O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore ou arvoreta, de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul, na Mata Altlântica. Seu tronco é tortuoso e apresenta casca lisa, escamosa, na cor cinza a marrom avermelhada, com ramos pubescentes quando jovens. As folhas são opostas, coriáceas, glabras, simples, inteiras, com forma elíptica a oblonga, e 5 a 10 cm de comprimento. As flores são solitárias, axilares e brancas, com longos estames. O período de florescimento é longo, estendendo-se de junho a dezembro.
ARATICUM
Nome científico: Annona glabra
Nomes Populares: Araticum do brejo, araticum de água, araticum da praia, araticum da lagoa, araticum do mangue, araticum de jangada, araticum paná, araticum panã.
Descrição geral:
O araticunzeiro-do-brejo é uma frutífera não cultiva comercialmente ou em pomares. É encontrada frequentemente na natureza, nativa em quase todo o litoral brasileiro, em terrenos brejosos, próximos aos mangues ou lagoas. É uma árvore perenifólia (não derruba suas folhas) que chega a atingir até 6 metros de altura.
Consumo:
Os frutos são compostos do tipo sincarpo, com polpa fibrosa e suculenta, de aroma forte e sabor adocicado que amadurecem entre janeiro e março. São consumidos ao natural ou em forma de sucos.
AZEITONA CEILÃO
Nome científico: Elaeocarpus serratus
Nomes Populares: Azeitona-do-ceilão, falsa-azeitona
Descrição geral:
A azeitona do ceilão é nativa da Índia, da Indochina e do Sudeste Asiático, produzindo frutos idênticos aos frutos das Oliveiras. Entretanto, a azeitona do ceilão possui um gosto de adstringente, lembrando o sabor da banana verde, sendo extremamente ácida.
É uma planta de porte médio, enfolhada, com folhas alternas com estípulas e margem serrada. Proporciona um excelente efeito paisagístico e pode ser cultivada em qualquer lugar do Brasil que tenha solo fértil, bem drenado e livre de geadas. A árvore amadurece entre os meses de agosto e setembro e o fruto também conhecido como falsa-azeitona ou azeitona ornamental pode fazer parte de qualquer estilo de paisagismo.
BACUPARI
Nome científico: Garcinia brasiliensis
Nomes Populares: Bacopari, Baacuri-mirim, Bacoparé, Bacopari-miúdo, Bacuri-miúdo, Escropari, Limãozinho, Mangostão-amarelo, Remelento.
Descrição geral:
O fruto do Bacupari pode ser encontrado no Brasil da região Amazônica ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore dessa fruta, principalmente em regiões urbanas.